quinta-feira, 10 de março de 2011

Agente Laranja

O Agente Laranja em si não é tóxico, é apenas uma mistura de dois herbicidas que tem a finalidade de desfolhar plantas, mas com a pressa da produção em massa na época da guerra do Vietnã houve uma contaminação com um subproduto da reação: uma dioxina altamente cancerígena e teratogênica que gera problemas no país até os dias de hoje.
~
Você sabe... você é meu Agente Laranja. Caindo do alto, tirando-me as folhas e enchendo-me de câncer. Eu ainda ouço os gritos: “Mate o câncer!”, “Kill the cancer!”. Eu escrevi na minha mão, mas isso não me adianta, não me basta. Ver meu corpo nu coberto de feridas: assistir ao câncer em metástase não me gera forças, não consigo me afastar, já não posso. Um coração cancerígeno: oncomaníaco! Oncômano! Câncer! Câncer! Câncer! Você sabe... essa é nossa troca. Eu, elemento instável, decaindo aos poucos, decadente. Você, dioxina mutando-me célula a célula. Câncer por câncer: nossa rotina. Nosso dia-a-dia. Assim como feijão com arroz, nosso males nos nutrem, nos unem, quase siameses, quase desesperados. Você é meu câncer inseparável e eu sei: sou o mesmo para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário